top of page
Buscar

Dra, estou Grávida. Preciso fazer rastreio para Diabetes?

  • Foto do escritor: Dra Tamara Cristina
    Dra Tamara Cristina
  • 13 de mar. de 2024
  • 1 min de leitura
diabetes-checking-blood-sugar-woman-using-lancelet-digital-glucometer-home-medicine-diet-health-care-concept-pregnant-woman-big-belly-checking-body-glucose-level-pregnancy-motherhood

Durante a gestação, é importante fazer um acompanhamento médico adequado para garantir a saúde tanto da mãe quanto do bebê. Uma parte importante desse acompanhamento envolve o rastreio de algumas doenças, incluindo a diabetes gestacional.


Segundo as últimas recomendações da sociedade brasileira de diabetes (SBD), existem dois momentos durante a gestação para essa investigação: 


1. Na primeira consulta pré-natal de gestantes, que não têm conhecimento do diagnóstico prévio de diabetes mellitus, é recomendado solicitar uma glicemia plasmática em jejum, com o principal objetivo de detectar o diabetes mellitus. 


2. Para todas as gestantes sem o diagnóstico prévio de diabetes de diabetes é recomendado que a investigação diagnóstica seja feita entre a 24ª-28ª semana de gestação, através da realização do teste oral de tolerância à glicose (TOTG), com medidas de glicose plasmática em jejum, 1 e 2 horas após a ingestão de 75g de glicose anidra. 


Para mulheres com alterações nas glicemias em algum desses momentos é recomendado a pronta implementação da terapêutica para o controle glicêmico adequado, que pode envolver dieta, exercícios físicos e, em alguns casos, uso de medicações.


Portanto, para garantir a sua saúde e a do seu bebê, siga as orientações do seu ginecologista/obstetra e também do endocrinologista  em relação aos testes de rastreio e ao acompanhamento durante a gravidez. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado do diabetes gestacional são importantes para ajudar a manter níveis de glicose no sangue controlados e reduzir os riscos associados a essa condição durante a gestação.


Comments


bottom of page